O Observatório da Indústria Ceará foi selecionado para participar, pelo terceiro ano seguido, do Futuras Cientistas, programa que busca incentivar a presença feminina nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (STEM). A iniciativa é desenvolvida anualmente, em escala nacional, pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).
Durante o mês de janeiro, estudantes do ensino médio do Ceará vão participar de aulas e oficinas ministradas pelas profissionais do Observatório. Em 2026, serão trabalhadas as temáticas de finanças, economia, orçamento e investimentos no projeto intitulado “Educação Financeira na Trilha do Conhecimento”. Além desses temas, as participantes também aprendem sobre iniciação científica e descobrem as possibilidades profissionais nas áreas de STEM.
Ohanna Fraga, especialista em Inteligência Competitiva do Observatório e uma das mentoras do programa, explica que o tema do projeto foi pensado para trazer conhecimento aplicável às vidas das participantes. “Acreditamos que a educação financeira é uma ferramenta de transformação social, capaz de ampliar horizontes, fortalecer a autonomia das meninas e despertar vocações para a ciência e a tecnologia”, explica.
Criado em 2012, o Futuras Cientistas têm tido êxito no objetivo de conectar meninas à ciência. De acordo com dados do CETENE, em dez anos, 70% das participantes foram aprovadas em vestibulares. Desse total, 80% das estudantes optaram por cursos nos campos de Ciência e Tecnologia.
Para Ohanna, a participação no programa é reflexo do empenho do Observatório em apoiar a inclusão social e a promoção da ciência. “Estar pelo terceiro ano consecutivo no Programa Futuras Cientistas reafirma o compromisso do Observatório da Indústria Ceará com a promoção da equidade, a valorização do talento feminino e a construção de oportunidades concretas para que meninas da rede pública possam sonhar, escolher e ocupar novos espaços no futuro”, completa.