O gerente do Observatório da Indústria Ceará e economista-chefe do Sistema FIEC, Guilherme Muchale, participou do Gartner IT Symposium | Xpo 2025, realizado em Orlando, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 23 de outubro. A comitiva que representou o Sistema FIEC no evento também contou com Eros Pessoa, gerente de Tecnologia da Informação, e Débora Capistrano, gerente de Planejamento.
Organizado pela Gartner, referência mundial em pesquisa e consultoria em tecnologia, o evento reúne especialistas e líderes do setor para debater as tendências que estão moldando o futuro. Os representantes da FIEC acompanharam debates sobre Inteligência Artificial generativa, automação adaptativa, cibersegurança preditiva, governança digital e integração de sistemas multiagentes - temas que vêm redefinindo produtividade e competitividade nas organizações.
Para Guilherme Muchale, o evento trouxe insights sobre como aplicar as novas tendências para a realidade da FIEC. “Participar do Simpósio da Gartner é uma oportunidade de imersão em tendências e soluções de Inteligência Artificial que podem acelerar a transformação digital do Sistema FIEC”.
Assim como Muchale, Débora Capistrano ressaltou que as tendências apresentadas no simpósio contribuirão para o avanço tecnológico dentro da instituição. “Os insights recebidos vão agregar principalmente na transição do nosso COE em RPA, para o COE em APA, combinando automação robótica e Inteligência Artificial para aprimorar processos internos”, explicou Débora.
Eros Pessoa destaca que o encontro também foi uma oportunidade de troca e aprendizado entre gestores e especialistas de todo o mundo. “O Gartner IT Symposium foi um momento muito rico de networking e aprendizado. Reforçou a vantagem competitiva em integrar agentes de IA e multiagentes para aprimorar processos, experiência do cliente e produtividade dos colaboradores”.
A participação de Muchale no simpósio é também uma oportunidade de trazer ao Observatório aprendizados e referências para projetos futuros, contribuindo para o desenvolvimento de soluções alinhadas às tendências globais. “Além de fortalecer nossa visão estratégica, buscamos ampliar o portfólio do Observatório com novas soluções voltadas à indústria e aos nossos parceiros, reforçando nosso papel como catalisador da inovação e da competitividade no Ceará”, explica Muchale.
A presença da delegação da FIEC no Gartner IT Symposium | Xpo 2025 reforça o compromisso da instituição em antecipar tendências globais, fortalecer a transformação digital e impulsionar a competitividade da indústria cearense, consolidando o papel do Sistema FIEC como referência em inovação e inteligência tecnológica.