O Observatório da Indústria Ceará reuniu governo, academia e setor produtivo na cerimônia de conclusão do convênio com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) para o desenvolvimento do Masterplan do Hub de Hidrogênio Verde (H2V).
Conduzido por Guilherme Muchale, gerente do Observatório e economista-chefe da FIEC, e por Gabriel Gaspar, especialista em Prospectiva e Cooperação Estratégica, o momento reuniu parceiros que acompanharam as etapas do trabalho, incluindo Adece, Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Universidade Federal do Ceará, FIEC e empresas como a Fortescue.
Durante o encontro, foram apresentadas as duas grandes entregas do projeto: a Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará - um storymaps que apresenta os motivos pelos quais o Ceará tem se consolidado como um polo global de H2V - e o Educação e Competências para o Futuro - Hidrogênio Verde, publicação que identificou tendências e competências profissionais que serão demandadas pelo setor, considerando o horizonte temporal de 2035.
Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC, avalia o projeto como um importante marco para posicionar o Ceará competitivamente no cenário global de energia limpa: “É um trabalho espetacular que evidencia a competência da FIEC, por meio da equipe do Observatório da Indústria Ceará, e a colaboração das instituições envolvidas. O resultado é de altíssima qualidade e reforça o papel do Estado na transição energética”, destacou.
Representando a Adece, o diretor de Fomento Luís Eduardo Barros afirmou que as entregas têm o amparo técnico para orientar políticas públicas e subsidiar a tomada de decisões: “Agora nós temos um amplo estudo sobre o hidrogênio verde, suas demandas e até nossos concorrentes. Existe uma base objetiva para estruturar um programa de desenvolvimento do hidrogênio verde no Ceará”. Barros ressaltou, ainda, a importância de comunicar ao público sobre o projeto e seus resultados, de forma a trazer luz à temática do hidrogênio verde.
A secretária executiva da Indústria da SDE, Brígida Miola, destacou o trabalho coletivo entre o governo, o setor produtivo e a FIEC, por meio do Observatório da Indústria, para o desenvolvimento do Masterplan de Hidrogênio Verde. “O grande diferencial do Ceará é a sinergia entre diferentes atores, essa parceria que permitiu concretizar esse projeto”, explica.
Os projetos reforçam o papel do Ceará como referência na transição energética e destacam a importância da articulação entre diferentes atores sociais e governamentais para o desenvolvimento do setor de hidrogênio verde no estado. Para o Observatório da Indústria Ceará, a conclusão do Masterplan consolida um ciclo de análises, estudos e entregas estratégicas e reafirma o compromisso da instituição em apoiar, com rigor técnico, o crescimento sustentável no estado.