O Workshop “Estudos Setoriais e Patentometria”, que reuniu especialistas e líderes do segmento de energias renováveis para a apresentação de relatórios sobre o setor no estado. O encontro foi promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Ceará) e Observatório da Indústria Ceará em parceria com a Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES).
Durante o workshop, foram apresentados os resultados de dois estudos inéditos desenvolvidos entre as instituições. Gabriel Gaspar, especialista de Prospectiva Estratégica do Observatório, compartilhou os destaques do relatório “Panorama Patentométrico de Tecnologias Renováveis: eólica, solar e hidrogênio verde”. O estudo realiza uma leitura estratégica sobre a produção de patentes no setor, identificando tendências de inovação, áreas emergentes e ações de competitividade em empresas e regiões.

Os especialistas de Inteligência Competitiva do Observatório, Ohanna Fraga e David Guimarães, apresentaram os resultados do “Estudo Setorial: eólica, solar e hidrogênio verde”. O relatório analisa dimensões das cadeias produtivas dessas fontes energéticas, trazendo o panorama estadual, nacional e internacional. Sobre o estudo, David Guimarães destaca os insights que o trabalho trouxe sobre o Hidrogênio Verde no Ceará. “É uma cadeia com destaque de potencial de desenvolvimento econômico aqui no estado e que é uma pauta de muito interesse na FIEC. Por isso, neste trabalho propomos identificar as principais oportunidades e os desafios que temos a superar ao longo dos anos”, explica.
Os dois estudos oferecem insumos estratégicos para pesquisadores e instituições de ciência e tecnologia, apresentando panorama sobre tendências, players e caminhos de inovação. As análises ajudam a compreender o posicionamento do Ceará nas cadeias produtivas e apontam oportunidades para que as pesquisas avancem até o mercado, apoiando a tomada de decisões e orientando políticas públicas.

Para Thiago Noronha, especialista em projetos ágeis, a parceria entre Rede VERDES e a FIEC permite a criação de uma literatura acadêmica que conecta pesquisa e indústria. Sobre a participação técnica do Observatório no desenvolvimento dos estudos, ele destaca: “É uma atuação com uma equipe robusta de pesquisadores capacitados com a expertise de idealizar e criar estudos que fundamentam o trabalho da indústria”.
Robson Rocha, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do projeto "Gestão da Inovação: transferência de tecnologia e fortalecimento da cadeia produtiva das energias renováveis" da Rede VERDES, também ressalta a importância da parceria com a FIEC. “Para além de desenvolver tecnologias, buscamos levá-las ao mercado. Por isso, o apoio da instituição tem sido decisivo para construir pontes e alinhar a Rede às demandas reais da indústria”, explica.

A Rede VERDES foi criada em 2023 a partir de um edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Atualmente, a iniciativa reúne mais de 100 pesquisadores, distribuídos em 26 laboratórios de 14 instituições, promovendo o desenvolvimento de estudos na área de energias renováveis. A FIEC integra a rede por meio do IEL e do Observatório da Indústria Ceará, exercendo papel estratégico de conexão entre academia e setor produtivo.