Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!




    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    27 de janeiro de 2026

    Observatório da Indústria Ceará sedia evento da Câmara Setorial da Economia Azul


    O Observatório da Indústria Ceará reuniu representantes do governo, setor produtivo, academia e sindicatos no encontro da Câmara Setorial da Economia Azul, vinculada à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O evento, realizado na última quinta-feira (22/01), propôs discussão da taxonomia da Economia Azul, buscando alinhamento entre diferentes atores e maior clareza sobre as atividades que compõem o setor.

    A reunião, a primeira de 2026 da Câmara Setorial, foi conduzida pelo atual presidente, Rômulo Soares, que enfatizou o propósito do encontro de discutir o escopo da Economia Azul no Ceará. “Nosso principal objetivo é permitir uma visão ecossistêmica, ou seja, os vários personagens se reunindo e conversando a partir de realidades diferentes, permitindo uma visão do que é essa economia num ponto de vista ecossistêmico. Essa é a primeira reunião do ano e tinha como objetivo entendermos quem somos, se somos um ecossistema e o que compõe esse ecossistema, e a discussão de hoje nos permitiu entender muita coisa”, explica. 

    Representantes do governo, setor produtivo e academia participaram do encontro - Foto Laura Guerreiro

    Durante o encontro, o gerente do Observatório e economista-chefe do Sistema FIEC, Guilherme Muchale, apresentou o "Programa de Inteligência da Economia Azul Cearense", desenvolvido em parceria com o SEBRAE Ceará. O programa, voltado à estruturação e ativação de oportunidades estratégicas nas cadeias do segmento, tem foco em micro e pequenas empresas do setor produtivo e une inteligência tecnológica e mercadológica, capacitação estratégica e articulação do ecossistema, considerando os princípios da Economia Azul.

    Vitor Hugo Sampaio, analista de Prospectiva Estratégica do Observatório, explica que o programa tem o propósito de impulsionar o setor no Ceará. “Ao organizar e dar visibilidade às diversas cadeias produtivas, o projeto fortalece a capacidade do Estado de se posicionar como referência nacional em Economia Azul, conectando vocações naturais com inovação, governança, escala, credibilidade, competitividade industrial e inclusão produtiva nos territórios costeiros.”

    A atuação do Observatório da Indústria Ceará na pauta da Economia Azul se insere em um conjunto mais amplo de iniciativas voltadas à produção de inteligência estratégica e ao fortalecimento do setor no Estado. Entre estas ações estão as Rotas Estratégicas Setoriais em Economia do Mar, que receberam o prêmio Excellens Mare, em Portugal, e o Projeto Rastum, finalista no Tuna Awards, na Espanha. 

    Mais recentemente, a instituição também tem ampliado sua atuação na formação e na articulação de lideranças para a Economia Azul. Em novembro de 2025, Guilherme Muchale, representou o Observatório no Programa Internacional de Educação Executiva em Economia Azul, realizado pelo IEL Ceará em parceria com a NOVA School of Business & Economics (NOVA SBE), em Lisboa, iniciativa voltada ao intercâmbio de experiências e ao aprofundamento de estratégias para o desenvolvimento do setor.

    O encontro desta semana, somado a essas iniciativas, exemplifica a atuação contínua do Observatório da Indústria Ceará na produção de inteligência estratégica, na articulação de atores e no fortalecimento da Economia Azul como agenda estratégica para o desenvolvimento do Estado. 

    Últimas Notícias