Mantendo-se conectado às discussões sobre o futuro do setor produtivo e da sociedade, o Observatório da Indústria Ceará marcou presença no Festival de Futuros Possíveis 2025, realizado na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. Os pesquisadores Mariana Biermann, Gabriel Gaspar, Simone Sartori, Jéssica Leite, Emília Barros e Indira Ponte representaram o time do Observatório.
Durante dois dias imersivos, especialistas do Brasil e do mundo se encontraram em painéis, oficinas e palestras para discutir tendências emergentes em temáticas como tecnologia, trabalho e comportamento. O festival contou com a participação de futuristas renomados, como Clarice Garcia, brasileira premiada internacionalmente pela Associação de Profissionais Futuristas, e Peter Bishop, atual diretor executivo da Teach the Future.

As discussões no evento exploraram temas como inteligência artificial, sustentabilidade e comportamento humano. De forma transversal, o festival teve um grande foco nas macrotendências 2026 | 2027, especificamente Tecnocracia, Robotecnia e Sensorium, abordando como a tecnologia e as transformações sociais redesenham o futuro.
Mariana Biermann, Especialista de Prospectiva Estratégica, destacou a relevância das temáticas abordadas no evento: “O festival reforçou a compreensão do futuro não como um destino ou algo distante, mas como fruto de um exercício diário de construção coletiva que agrega arte, tecnologia, sociedade e inovação, antecipando possibilidades para transformar nosso contexto e construir futuros plurais com propósito”, afirma.
Mais do que acompanhar tendências, a presença no Festival reforça a atuação do Observatório da Indústria Ceará em Prospectiva Estratégica, fortalecendo o compromisso em acompanhar transformações globais para contribuir com estudos e soluções que possam impactar positivamente a indústria, os negócios e a sociedade.