Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!


    [text assunto* placeholder "Assunto"]

    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    15 de junho de 2022

    Observatório da Indústria lança plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem da Construção, com foco na formação de profissionais do setor da construção civil


    O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Construção (AVAC) foi lançado pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na manhã desta quinta-feira (9/06). A plataforma foi desenvolvida com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Ministério da Economia, com parceria do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil (Inovacon).

    O evento ocorreu na sede do Sinduscon-CE e contou com a presença do Presidente do Inovacon, Jorge Dantas, do Diretor Técnico da C. Rolim Engenharia e integrante do Inovacon, Alexandre Mourão, além da equipe do Observatório da Indústria e de empresários do setor.

    O desenvolvimento do AVAC só foi possível após a seleção, pela ABDI, de um projeto que contempla soluções inovadoras de capacitação e treinamento online voltadas a micro e pequenas empresas. A ideia é promover formação gratuita complementar a todos os profissionais da cadeia produtiva da construção civil por meio de tecnologias e ferramentas tecnológicas.

    As aulas são online e podem ser acessadas de qualquer computador ou smartphone por meio deste link avac.sfiec.org.br. O ambiente digital já oferta três cursos, cujos certificados de formação serão emitidos com acreditação do Observatório da Indústria, da ABDI e do Ministério da Economia.

    Facilidade da plataforma

    Conforme o Especialista de Prospectiva e Cooperação Estratégica do Observatório, Gabriel Vidal Gaspar, "o AVAC promove maior capacidade para o setor da construção na vertente das micro e pequenas empresas, não ficando restrito apenas ao grande empresário ou à grande construtora".

    Segundo o Especialista, "todo mundo do setor pode ser alcançado pela plataforma, na nossa ideia de disseminar esse conhecimento e conseguir, então, os dados referentes ao consumo da demanda informacional".

    Os profissionais do setor que têm interesse em garantir uma formação complementar à sua atividade pode escolher entre os seguintes cursos: Gestão de Tempo e Produtividade; Internet das Coisas Aplicada à Construção Civil; e Segurança do Trabalho e Ergonomia. Durante a próxima semana, mais dois cursos serão ofertados, o de Transformação Digital e o de Qualidade na Construção Civil.

    O Presidente do Inovacon, Jorge Dantas, avalia que os trabalhadores podem acrescentar os cursos à formação em horários distintos, tendo em vista sua característica online. "Os funcionários que trabalham na construção civil passam o dia nas atividades e essa formação pode ser feita no horário adequado para que seja possível eles se capacitarem, por meio de uma oportunidade fácil, prática e com qualidade", argumenta.

    O material didático já está disponível para download dentro da própria plataforma. Além dessas formações, o AVAC também promoverá lives com temáticas específicas para o setor da construção civil. Em 2021, o projeto da plataforma foi um dos finalistas na Convocatória sobre Inovação, E-Formalização e Desenvolvimento de Competências da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    Fortalecimento da parceria

    De acordo com Jorge Dantas o projeto fortalece a parceria entre o Observatório e o setor da construção civil. "O trabalho do Observatório foi fantástico, de poder fazer o processo, de ganhar o projeto e atuar com dedicação sensacional conosco para obter esse resultado", afirma.

    Conforme ele, a ideia é que ocorra o crescimento da plataforma em paralelo a partir da realização de metas do edital ganho para o seu desenvolvimento. "Depois que finalizarmos essas metas, o AVAC será contínuo, vamos colocar mais cursos e mais algumas ações do trabalho desenvolvido pelo Inovacon", explica.

    Últimas Notícias