Com trabalhos voltados à insegurança alimentar e nutricional, economia internacional e desenvolvimento regional, pesquisadores do Observatório da Indústria Ceará participaram do XXIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER). O evento, realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, em Ilhéus (BA), reuniu pesquisadores de todo o país para debater o tema “A Nova Geopolítica e seus Efeitos sobre o Desenvolvimento Regional”.
Quatro artigos de pesquisadores do Observatório foram aceitos no XXIII ENABER. Ohanna Fraga, Eduarda Mendonça e Assuero Saraiva apresentaram seus trabalhos, trazendo pesquisas alinhadas ao tema do evento e contribuindo para o debate sobre desenvolvimento regional, com análises integradas de desafios locais e tendências globais.
Ohanna Fraga, especialista de Inteligência Competitiva, apresentou o estudo “Índice de Vulnerabilidade Alimentar e Nutricional (IVA): uma análise espacial para os municípios do Nordeste brasileiro”, desenvolvido em coautoria com Erivelton de Souza Nunes, Rayssa Alexandre Costa, Cíntia Farias de Brito, Melissa Marques Pinheiro, todos integrantes do time do time do Observatório, e Caio Sousa dos Reis Silva, do Pacto Contra a Fome.
Fruto de um projeto do Observatório em parceria com o Pacto Contra a Fome, o estudo propôs mensurar e mapear a insegurança alimentar e nutricional em municípios nordestinos por meio da criação do Índice de Vulnerabilidade Alimentar e Nutricional (IVA), oferecendo uma ferramenta analítica para melhor compreender o cenário regional.
A líder técnica em Inteligência Competitiva (IC), Eduarda Mendonça, apresentou dois artigos no evento, ambos fruto de sua pesquisa acadêmica na área de Economia Internacional. O estudo “Efeitos das Medidas Protecionistas Sino-Americanas sobre as Importações Brasileiras” analisa como as políticas protecionistas entre EUA e China podem gerar oportunidades de mercado para as exportações brasileiras. Já o artigo “Comércio com China e EUA: análise dos efeitos na desigualdade de renda do Brasil (2008-2018)” examina o impacto do comércio com esses países sobre a desigualdade de renda no Brasil.
Já Assuero Saraiva, pesquisador especialista de IC, discutiu, em seu estudo, a representatividade econômica de Arranjos Produtivos Locais em diferentes regiões do Ceará. O artigo, intitulado “Avaliação da Representatividade Econômica dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) nas Economias Locais: Uma Análise para os APLs da Cachaça de Viçosa, Mandiocultura de Salitre, Móveis de Marco e Turismo de Amontada” foi desenvolvido em parceria com outros autores durante o projeto “Impulsiona Ceará” da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
A participação dos três pesquisadores no XXIII ENABER reforça a robustez acadêmica e o comprometimento científico da equipe do Observatório da Indústria Ceará, evidenciando a capacitação dos colaboradores e a relevância das pesquisas desenvolvidas por eles sobre questões estratégicas para o desenvolvimento regional e nacional.
Todos os artigos estão disponíveis no site do evento.