Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!


    [text assunto* placeholder "Assunto"]

    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    17 de maio de 2024

    Observatório da Indústria e Núcleo ESG da FIEC realizam encontro de organizações para promover ações do Hub ODS Ceará


    Organização âncora do Hub ODS Ceará, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta quarta-feira (08/05), empresários de segmentos diversos e representantes do setor público para debater a sustentabilidade na indústria e promover ações voltadas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio. 

    O Hub ODS é um programa do Pacto Global da ONU-Rede Brasil que busca engajar o setor empresarial na chamada Agenda 2030, formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades sociais.

    Durante o evento desta quarta, foram apresentados os princípios do Pacto Global do ONU, além do papel do Hub ODS na criação de uma agenda de sustentabilidade nos setores público e privado. Hoje, mais de 150 empresas e organizações cearenses são associadas aos movimentos.

    Os participantes também puderam conhecer os projetos do Observatório da Indústria e do Núcleo ESG com foco no desenvolvimento sustentável.

    Segundo Lucas Silveira, Coordenador da Área de Prospectiva e Estratégia do Observatório da Indústria, o encontro faz parte das atividades realizadas pela FIEC como Hub ODS Ceará para fortalecer a rede de atores comprometidos com práticas para promover iniciativas que fazem parte da agenda 2030 da ONU.

    Alcileia Farias, Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, ressalta que as empresas cearenses signatárias do Pacto Global da ONU e integrantes do Hub ODS têm atuado de forma positiva e com resultados relevantes, mas reforça que a falta de informação ainda é um desafio para que mais organizações façam parte dos dois movimentos.

    “O Fórum Mundial mapeou, neste ano, que o principal risco para a economia mundial é a desinformação, e, nesse cenário, isso significa entender o que é o Pacto Global e perceber a Agenda 2030. Por isso, esses encontros são fundamentais, porque precisamos conhecer para desenvolver. Conhecendo exemplos, cases, com certeza mais empresas vão se juntar a esse grupo maior”, diz Alcileia.

    Cezar Alves, Analista do Pacto Global da ONU, explica que o desenvolvimento sustentável requer a aproximação das empresas, por isso a necessidade de envolver a indústria nesse processo.

    “Nosso propósito é a ideia de transformar o Brasil por meio de estratégias empresariais para que não deixemos ninguém para trás. Estamos vendo várias iniciativas da FIEC que mostram o que a gente pode atingir com um norte para o mesmo local. Toda empresa busca sua finalidade, tem seus objetivos, mas quando conseguimos concentrar tudo isso, os resultados em prol da sustentabilidade são alcançados de forma mais rápida”, afirma Cezar.

    Últimas Notícias