Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!


    [text assunto* placeholder "Assunto"]

    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    23 de maio de 2022

    Observatório da Indústria da FIEC realiza aula inaugural do Programa Nordeste 4.0, em parceria com Sudene e Universidade de Pernambuco


    O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi palco, no início da noite desta quinta-feira (19), da aula inaugural do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina (Nordeste 4.0). O projeto é uma iniciativa realizada pela Universidade de Pernambuco (UPE), com recursos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em seis estados da região. No Ceará, o programa é coordenado pelo Observatório da Indústria.

    Estiveram presentes na aula inaugural o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale; a Coordenadora-Geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene, Beatriz Araripe; O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, Sérgio Campello; o Professor Adjunto da UPE e Coordenador Regional do Programa Nordeste 4.0, Djalma Guimarães; e o Pesquisador do Observatório e Coordenador do Programa no Polo Ceará, Eder Lopes.

    O Nordeste 4.0 é um programa que visa apoiar a transformação das indústrias da região por meio de diagnósticos de maturidade das empresas, formação de recursos humanos pela Residência Industrial e elaboração de projetos de inovação nas tecnologias da indústria 4.0. Dez empresas se dispuseram a participar, apresentando nomes de funcionários para integrar a formação, além de um bolsista vinculado ao Observatório. As aulas iniciaram nesta quinta, com a disciplina de Produção e Fundamentos da Indústria 4.0, com o professor Marcello Reis. O curso ocorrerá até dezembro de 2022.

    Segundo o Gerente do Observatório, Guilherme Muchale, é um orgulho para a FIEC formalizar essa parceria. "A gente tem certeza que ela vai ser exitosa e vai se transformar em inovação para dentro das nossas indústrias e experiências práticas para os nossos bolsistas", ressaltou.

    Beatriz Araripe, Coordenadora-Geral da Sudene, afirmou que ser um privilégio para o órgão fazer a abertura do curso no Ceará. "É uma satisfação enorme e quero desejar muita sorte de início do curso aos alunos e aos demais participantes", disse. O Pró-Reitor da UPE, Sérgio Campello, pontuou que o curso é uma prova de um "casamento perfeito": "é a quádrupla hélice com academia, governo, indústria e organizações civis, trabalhando em conjunto para crescer e gerar de fato crescimento". Segundo o Coordenador-Geral do Programa, Djalma Guimarães, "o Nordeste 4.0 é um programa que a gente considera um marco importante para a retomada da pesquisa e inovação na indústria".

    De acordo com o Coordenador do Programa no Ceará, Eder Lopes, a formação "é uma atualização do modo de fazer indústria. Quando a gente fala em indústria 4.0, a gente fala dessa quarta revolução industrial, que já é uma realidade. E o projeto vem com essa perspectiva de trazer para o Nordeste, que muitas vezes é uma região que fica um pouco mais para trás quando a gente fala de tecnologia e inovação, mas que tem muita competência e recursos humanos muito preparados".

    Últimas Notícias