Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!




    Sala de Inteligência




      Fique por Dentro

      23 de maio de 2022

      Observatório da Indústria da FIEC realiza aula inaugural do Programa Nordeste 4.0, em parceria com Sudene e Universidade de Pernambuco


      O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi palco, no início da noite desta quinta-feira (19), da aula inaugural do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina (Nordeste 4.0). O projeto é uma iniciativa realizada pela Universidade de Pernambuco (UPE), com recursos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em seis estados da região. No Ceará, o programa é coordenado pelo Observatório da Indústria.

      Estiveram presentes na aula inaugural o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale; a Coordenadora-Geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene, Beatriz Araripe; O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, Sérgio Campello; o Professor Adjunto da UPE e Coordenador Regional do Programa Nordeste 4.0, Djalma Guimarães; e o Pesquisador do Observatório e Coordenador do Programa no Polo Ceará, Eder Lopes.

      O Nordeste 4.0 é um programa que visa apoiar a transformação das indústrias da região por meio de diagnósticos de maturidade das empresas, formação de recursos humanos pela Residência Industrial e elaboração de projetos de inovação nas tecnologias da indústria 4.0. Dez empresas se dispuseram a participar, apresentando nomes de funcionários para integrar a formação, além de um bolsista vinculado ao Observatório. As aulas iniciaram nesta quinta, com a disciplina de Produção e Fundamentos da Indústria 4.0, com o professor Marcello Reis. O curso ocorrerá até dezembro de 2022.

      Segundo o Gerente do Observatório, Guilherme Muchale, é um orgulho para a FIEC formalizar essa parceria. "A gente tem certeza que ela vai ser exitosa e vai se transformar em inovação para dentro das nossas indústrias e experiências práticas para os nossos bolsistas", ressaltou.

      Beatriz Araripe, Coordenadora-Geral da Sudene, afirmou que ser um privilégio para o órgão fazer a abertura do curso no Ceará. "É uma satisfação enorme e quero desejar muita sorte de início do curso aos alunos e aos demais participantes", disse. O Pró-Reitor da UPE, Sérgio Campello, pontuou que o curso é uma prova de um "casamento perfeito": "é a quádrupla hélice com academia, governo, indústria e organizações civis, trabalhando em conjunto para crescer e gerar de fato crescimento". Segundo o Coordenador-Geral do Programa, Djalma Guimarães, "o Nordeste 4.0 é um programa que a gente considera um marco importante para a retomada da pesquisa e inovação na indústria".

      De acordo com o Coordenador do Programa no Ceará, Eder Lopes, a formação "é uma atualização do modo de fazer indústria. Quando a gente fala em indústria 4.0, a gente fala dessa quarta revolução industrial, que já é uma realidade. E o projeto vem com essa perspectiva de trazer para o Nordeste, que muitas vezes é uma região que fica um pouco mais para trás quando a gente fala de tecnologia e inovação, mas que tem muita competência e recursos humanos muito preparados".

      Últimas Notícias