O Observatório da Indústria Ceará, centro de inteligência estratégica vinculado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), amplia sua atuação nacional e passa a colaborar diretamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), uma das principais instituições de fomento do país.
A parceria foi formalizada por meio de contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) para a prestação de serviços técnicos voltados à transferência de conhecimento e ao fortalecimento das competências internas da ApexBrasil.
O projeto tem como foco apoiar a evolução da gestão de inovação da Agência com base em dados, envolvendo o desenvolvimento metodológico, estruturação de governança e aplicação de análises avançadas. A iniciativa fortalece a atuação do Observatório como fornecedor de soluções em nível federal, ampliando sua presença em projetos estratégicos que já incluem entregas para os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Fazenda.
Início das atividades e construção conjunta de soluções
A reunião inaugural da parceria foi realizada no Observatório, em Fortaleza, e contou com a presença de representantes das duas instituições. Estiveram presentes, pela ApexBrasil, Camila Takayanagi (gerente de Gestão Estratégica), Rodrigo Viana (coordenador de Desempenho Organizacional), Gustavo Ribeiro (gerente de Inteligência de Mercado), Ulisses Pimenta (coordenador de Inteligência de Mercado) e Igor Gomes (coordenador de Acesso a Mercado).
Esta etapa inicial do projeto prevê um diagnóstico aprofundado das estruturas e fluxos de dados da ApexBrasil, seguido da elaboração de um plano de ação para impulsionar a cultura de dados da instituição. De acordo com Camila Takayanagi, o reconhecimento técnico e a credibilidade de mercado foram fundamentais para a escolha do Observatório Ceará como parceiro estratégico.
“Tivemos dois grandes incentivadores para escolher o Observatório da Indústria Ceará como parceiro. Um foram indicações de mercado — a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) reforçaram muito a atuação do Observatório tanto na parte estratégica quanto na governança e entrega de dados. O outro foi o Gartner, nosso parceiro de referência em dados e analytics, que também chancelou o Observatório como fornecedor relevante nessa área”, destacou.
Ela também ressaltou o papel do encontro em Fortaleza como ponto de consolidação do projeto. “A missão desta visita foi consolidar tudo o que já discutimos e sair daqui com o escopo do que vamos colocar em prática logo após. Em dois dias, somamos esforços para integrar o que cada parte faz e construir esse plano conjunto”, afirmou.
Gustavo Ribeiro, gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, também destacou a importância dessa fase inicial de trabalhos para o êxito nas próximas etapas da parceria. “Estamos justamente nesse marco inicial, alinhando objetivos, demandas e expectativas. O projeto envolve múltiplas bases de dados e maturidades diferentes dentro da agência, então a qualidade do diagnóstico é o que vai determinar a eficácia das próximas fases”, pontuou.
Ele reforçou, ainda, que a parceria entre as instituições têm potencial para transformar a qualidade das análises entregues pelas áreas técnicas da Agência, especialmente por combinar capacidades tecnológicas com o conhecimento setorial acumulado.
“O mundo vive hoje uma mudança de inflexão tecnológica. A Apex é uma referência nacional em comércio internacional, e buscamos nesta parceria o melhor do estado da arte em tecnologia que o Observatório da Indústria Ceará tem, somado ao nosso domínio de negócio. Os painéis e análises que desenvolvemos para a presidência e diretorias vão ganhar muito com isso”, avaliou.
Avanço institucional e reconhecimento nacional
Guilherme Muchale, gerente do Observatório e economista-chefe da FIEC, destaca a relevância de contribuir tecnicamente para projetos que fortalecem a ApexBrasil, consolidando a atuação do núcleo de inteligência em escala nacional. “Contribuir com nossa expertise para iniciativas que potencializam ainda mais a atuação estratégica da ApexBrasil é motivo de orgulho”.
Muchale ressalta que a parceria com a Agência estimula a convergência de objetivos entre as instituições: “ao fortalecer a capacidade de atuação da Agência, também reforçamos a inserção internacional das empresas brasileiras e estimulamos a sinergia de propósito entre a Apex e o Sistema Indústria”, completa.
A coordenadora do Centro de Excelência do Observatório, Sibelle Goes, também destaca os benefícios da parceria para as duas instituições: “A iniciativa representa um avanço estratégico no fortalecimento das competências das equipes, especialmente no que se refere à gestão de projetos e à aplicação de metodologias ágeis.”, afirma.
Com esse novo contrato, o Observatório reafirma seu papel de articulador entre dados, inovação e desenvolvimento, contribuindo para fortalecer a competitividade da indústria brasileira em diferentes setores e esferas.