Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!


    [text assunto* placeholder "Assunto"]

    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    23 de maio de 2024

    Mão-de-obra na Transformação Digital cearense


    No contexto da Indústria 4.0, a transformação digital compreende mais do que apenas a adoção de novas tecnologias, envolve uma mudança profunda na cultura e nos processos organizacionais. Essa mudança busca aumentar a eficiência, reduzir custos operacionais e fortalecer a competitividade das empresas no mercado global.

    No entanto, é importante entender que a transformação digital não se trata da substituição de trabalhadores por máquinas, visto que ela diz respeito a integração deles. Desse modo, é fundamental que as pessoas estejam capacitadas e preparadas para se adaptar às inovações.

    Nesse sentido, o Observatório da Indústria, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou uma pesquisa junto aos empresários da indústria cearense. O objetivo foi avaliar o atual contexto da mão-de-obra em relação à transformação digital no estado.

    Desafios e oportunidades

    No cenário industrial cearense, a Transformação Digital está presente em cada vez mais empresas. De acordo com os dados da Sondagem Especial, cerca de 28% das indústrias já estão engajadas em iniciativas voltadas para essa transformação.

    Contudo, muitas empresas enfrentam diversos desafios durante a implementação da transformação digital, sendo um dos principais obstáculos a adaptação dos funcionários as novas tecnologias. Ao serem questionados, mais da metade dos industriais apontaram as habilidades defasadas da mão-de-obra como um entrave para implementação da Transformação Digital (55%).

    Dentre as principais restrições na mão-de-obra destacam-se a capacidade de gerir e desenvolver projetos, citada por 49% dos entrevistados. Além disso, a falta de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foi apontada por 47% dos empresários, seguida pela falta de habilidades em multimídia, mencionada por 42% deles.

    Diante desse panorama, fica evidente a urgência de investir na capacitação e atualização profissional, garantindo que os trabalhadores estejam preparados para os desafios e oportunidades da transformação digital.

    Estratégias

    As empresas cearenses têm buscado diversas estratégias para capacitar seus funcionários e enfrentar os desafios impostos pela revolução digital. Uma das principais estratégias adotadas pelas empresas do Ceará é o investimento no treinamento dos funcionários para formação ou requalificação em Transformação Digital. De acordo com a Sondagem, cerca de 75% das empresas têm priorizado essa abordagem, reconhecendo a importância de suprir as lacunas de competências que se apresentam, especialmente no que diz respeito ao conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

    Últimas Notícias