O projeto #ElasporElas visa impulsionar o empreendedorismo feminino e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, que foi premiada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), entra em nova fase.
A proposta do projeto é o desenvolvimento de uma plataforma digital, realizada por meio do Observatório da Indústria Ceará, com trilhas formativas sobre temas relevantes para a vida profissional e pessoal das mulheres. Organizadas em módulos, as aulas abordarão tópicos como combate à violência de gênero, letramento racial e digital, tecnologias inclusivas e empreendedorismo com linguagem acessível e didática.
Mariana Biermann, Especialista de Prospectiva e Cooperação do Observatório da Indústria Ceará e uma das idealizadoras do projeto, destaca a importância da iniciativa: “O principal diferencial da ferramenta #ElasporElas é a proposta do letramento digital de mulheres, visando facilitar a compreensão acerca da atuação no mercado de trabalho dentro e fora do ambiente virtual. Nesse sentido, frente à vulnerabilidade social, violência, informalidade e ao desemprego vivenciado por milhares de mulheres, o projeto tem como intuito viabilizar trilhas educativas que possam auxiliar a enfrentar tais desafios”.
Na nova etapa do projeto, o Observatório vai trabalhar com a empresa cearense Empoderar-te, que atua no fomento ao empreendedorismo feminino. Essa parceria representa a união de esforços para impulsionar o #ElasPorElas, combinando a expertise do Observatório em soluções digitais e a experiência da Empoderar-te em iniciativas de apoio às mulheres.
Project Owner do #ElasPorElas, Larissa Souza explica que a iniciativa busca gerar mudanças reais na vida das participantes: “O #ElasporElas é uma resposta concreta aos desafios enfrentados por milhares de mulheres, buscando reduzir lacunas digitais de gênero, fortalecer redes de apoio e impulsionar a participação feminina no mercado de trabalho em uma vida livre de violência”, afirma.
A iniciativa é um exemplo do compromisso do Observatório da Indústria Ceará de gerar impacto positivo para a sociedade, fortalecendo iniciativas de inclusão e apoiando ações que contribuem para o desenvolvimento social.