Trabalhando em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Observatório da Indústria Ceará tem papel estratégico no projeto Café Amazônia Sustentável. A iniciativa, realizada em parceria com a Cooperativa dos Produtores de Café do Vale do Juruá (COOPERCAFÉ), busca estruturar um modelo cooperativista sustentável para o beneficiamento de cafés produzidos pela agricultura familiar na Amazônia Ocidental.
Desde 2023, o Observatório oferece suporte técnico e metodológico à ABDI, atuando no planejamento e monitoramento do projeto. A nossa atuação tem o foco de subsidiar decisões, ampliar a efetividade das ações e garantir o uso eficiente dos recursos. Nosso time realiza visitas in loco para coletar dados e, a partir deles, faz entregas fundamentais para guiar a tomada de decisões dos gestores, contribuindo para a consolidação do Café Amazônia Sustentável.
Entre as contribuições do Observatório estão o Relatório de Contexto, que apresenta um diagnóstico social, econômico e territorial da região; a Teoria da Mudança, que organiza o percurso lógico das ações; o Plano de Comercialização, que planeja a inserção do café produzido no mercado; as Avaliações de Resultados e de Impacto, que analisam os efeitos e transformações decorrentes da iniciativa e, ainda, o monitoramento contínuo do projeto por meio de coleta e análise de dados.
O Café Amazônia Sustentável tem contribuído para a transformação da realidade socioeconômica da região e tem estimulado o desenvolvimento sustentável. O projeto gera 2000 empregos diretos e indiretos e beneficia mais de 2.000 pessoas em seis municípios da Amazônia Ocidental. A expectativa de produção anual de café na região é estimada em 21 mil sacas, com o faturamento de R$ 40 milhões ao ano. O investimento total do projeto foi de R$10 milhões.
Neste sábado (28), a ABDI inaugura o Complexo Industrial de Café do Juruá, no município Mâncio Lima (AC). O Complexo, que é parte do projeto Café Amazônia Sustentável, será um grande polo de cooperativismo da agricultura familiar na região Norte. A sua instalação significa, para a região, avanço na geração de empregos e incentivo ao desenvolvimento sustentável, bem como o fortalecimento da cadeia produtiva de café no Vale do Juruá.
Um dos pilares do Café Amazônia Sustentável é a multiplicação da metodologia. O projeto propõe adaptar e implementar o modelo cooperativista sustentável para outras áreas da Amazônia Legal, ampliando os benefícios sociais, econômicos e ambientais da iniciativa para outras comunidades da região.
O Observatório da Indústria Ceará tem orgulho de fazer parte do Café Amazônia Sustentável, contribuindo para a consolidação da iniciativa de fortalecimento da agricultura familiar e de avanço socioeconômico da região. Para acompanhar a inauguração do Complexo Industrial de Café do Juruá e as próximas etapas do projeto, acompanhe a ABDI e o Observatório da Indústria Ceará nas redes sociais.