O Observatório da Indústria Ceará, centro de inteligência da FIEC, teve seu projeto sobre o futuro da construção civil e pesada repercutido pelo jornal cearense O Povo. O levantamento identifica 21 perfis profissionais essenciais para o setor até 2035, considerando 65 tendências globais que já influenciam o mercado, conforme pesquisas e publicações do próprio Observatório.
Intitulado “Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Cearense”, o documento conecta a realidade do Ceará às principais transformações nacionais e internacionais, destacando caminhos para inovação, sustentabilidade e maior competitividade do setor.
O segmento da construção civil, que emprega cerca de 80 mil trabalhadores no Estado, vive um novo ciclo de crescimento. Em 2024, movimentou R$ 7 bilhões e projeta novos recordes em 2025. Nesse contexto, a definição desses perfis orienta a formação de profissionais capacitados para lidar com as rápidas mudanças tecnológicas e sociais.
Entre as áreas de maior destaque estão Arquitetura Bioclimática, Construção Modular, Smart Construction, Mineração em Resíduos, Tecnologias Avançadas de Concreto e Automação e Robótica. O estudo recomenda que empresas e instituições de ensino adaptem práticas, conteúdos e cursos para preparar profissionais alinhados às demandas emergentes do setor.
Além de orientar o setor produtivo e a formação profissional, o projeto reforça a posição da FIEC, através do Observatório da Indústria Ceará, como referência em inteligência estratégica e dados para a indústria local e nacional.