Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!




    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    16 de outubro de 2025

    “Educação e Competências para o Futuro: Hidrogênio Verde” é lançada em evento internacional


    Desenvolvido pelo Observatório da Indústria Ceará, o “Educação e Competências para o Futuro: Hidrogênio Verde” foi lançado no H2LATAM Summit Brazil. A publicação é fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Governo do Estado, contando ainda com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). 

    O evento internacional, realizado pelo programa H2Uppp, foi sediado na FIEC nos dias 8 e 9 de outubro. A publicação foi apresentada por Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria Ceará e economista-chefe da FIEC, durante a programação do Summit, em um Tech Talk que reuniu representantes de instituições e empresas que atuam no setor do Hidrogênio Verde. 

    O estudo é uma iniciativa que tem o intuito de identificar perfis profissionais para a cadeia produtiva de Hidrogênio Verde, de forma a orientar a oferta formativa no Ceará, como explica Muchale. “Trata-se de uma contribuição efetiva para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Queremos ajudar empresas, investidores e instituições educacionais a ajustar suas ofertas formativas, planos de cargos e estratégias de qualificação. Assim, garantimos que o capital humano que o Ceará precisa seja formado aqui mesmo, com qualidade e visão de futuro”, destaca. 

    Brígida Miola, secretária executiva da indústria na SDE, também ressalta a relevância do estudo para o estado: “O Educação e Competências para o Futuro: Hidrogênio Verde reforça um ponto central da nossa agenda: não há transição energética bem-sucedida sem pessoas qualificadas para liderar esse processo. O Ceará vem se consolidando como protagonista nacional e internacional no tema do hidrogênio verde, e a formação de mão de obra é um pilar estratégico para sustentar esse avanço”. 

    Para Danilo Serpa, presidente da Adece, o estudo está alinhado aos esforços de instituições e do Governo em impulsionar o Ceará como um pólo de energia renovável. “O Hidrogênio Verde representa uma importante oportunidade de desenvolvimento econômico e sustentável para o Ceará. Seguindo as orientações do governador Elmano de Freitas, estamos apoiando esta iniciativa com o intuito de mapear profissionais preparados para liderar essa transformação e consolidar nosso estado na vanguarda da inovação energética”, afirma. 

    Sobre a publicação

    O estudo, baseado em referências nacionais e internacionais sobre tendências educacionais e tecnológicas, identificou 25 perfis profissionais estratégicos para o Hidrogênio Verde considerando o horizonte temporal de 2035. Os perfis traçados contemplam diferentes áreas da cadeia produtiva de Hidrogênio Verde, como armazenamento, transporte, logística, segurança e inovação.

    Construído de forma colaborativa, o estudo contou com a participação ativa de representantes da academia, indústria, governo e terceiro setor. Esses especialistas, juntos, mapearam tendências e competências para o futuro do Hidrogênio Verde, chegando aos 25  perfis profissionais identificados.

    A iniciativa reafirma o papel do Observatório da Indústria Ceará como um centro de inteligência estratégica que contribui para o desenvolvimento sustentável do Estado, promovendo a integração entre conhecimento e inovação para fortalecer o setor produtivo cearense.

    Últimas Notícias