Recentemente, o Observatório da Indústria Ceará, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), o Governo do Estado do Ceará e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), lançou sua primeira plataforma no formato de storymap. Esse modelo de apresentação tem ganhado atenção pela simplicidade e objetividade na comunicação, associadas ao potencial da visualização espacial dos dados.
O storymap pode ser considerado uma ferramenta prática e sofisticada para a comunicação e a promoção do território, como é o caso da Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará. Mas o que torna essa solução mais interessante do que uma apresentação em PPT? Especialmente quando o trabalho envolve uma grande demanda por visualização espacial e comunicação geográfica, alguns pontos merecem destaque, tais como:
(1) Construção da narrativa integrada aos mapas: a principal funcionalidade dos storymaps é o uso de mapas em scroll, nos quais a navegação do mapa (com escalas e interatividade) divide a tela com textos, gráficos e imagens que rolam ao lado dos mapas. Tradicionalmente, em apresentações ou PDFs, os mapas apareciam entre blocos de textos e apontamentos, o que dificultava a observação “lado a lado”. No storymap, a integração entre mapas e textos explicativos (Figura 1) tornou-se mais clara e objetiva.
(2) Webmaps ampliáveis: um dos aspectos mais funcionais é a possibilidade de integrar webmaps tradicionais ao projeto, principalmente em casos que demandem a visualização de várias camadas em sobreposição. Contudo, para dashboards mais elaborados, é necessário o direcionamento por link externo. No exemplo da Figura 2, é possível visualizar todas as camadas de infraestrutura e logística do Ceará, incluindo rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e cabos de internet submarinos.
(3) Localização dinâmica do Hub do Hidrogênio Verde: em vez de uma lista de instituições ou de logos, que em muitas apresentações pode passar despercebida, na Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará a estratégia foi localizar cada uma das instituições, universidades e empresas participantes, mostrando simultaneamente a posição geográfica, informações e fotografias. Confira esse estilo de navegação nas Figuras 3 e 4.
(4) Mapas comparativos: os mapas em scroll também permitem a análise de diferentes indicadores em um mesmo recorte territorial, quando apresentados em sequência. Como aparecem em sobreposição, a rolagem torna a comparação viável. No caso da última seção da Plataforma de H2V, foi comparada a distribuição geográfica de sete segmentos da cadeia produtiva do hidrogênio verde (Figura 5).
(5) Navegação intuitiva e divisão em “motivos”: assim como em muitas outras plataformas e redes sociais, o formato de navegação scroll, de cima para baixo, predomina no storymap, conferindo à ferramenta um caráter ainda mais intuitivo.Além disso, os “motivos” funcionam como capítulos, tanto para a divisão lógica do conteúdo e construção da narrativa quanto para facilitar a navegação, uma vez que cada “motivo” ou capítulo do storymap tem um link de acesso direto logo no topo da plataforma.
(6) Facilidade de atualização: a Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará tem se mostrado relativamente fácil de ser atualizada, tanto em termos de texto quanto de gráficos e mapas. Esse aspecto é importante para manter a plataforma “viva”, permitindo ajustes contínuos e novas versões. Em pouco mais de três meses após o lançamento, a plataforma já está em sua terceira atualização.
(7) Call to action: nos storymaps, as chamadas para ação podem ser mais evidentes por meio da incorporação de links e QR Codes que direcionam o leitor (Figura 6) e podem ser adicionados em qualquer parte do texto.
É indispensável mencionar que a construção desse storymap demandou uma equipe multidisciplinar e integrada, incluindo profissionais especializados em design e copywriting, bem como a atuação dos pesquisadores em seus respectivos temas, principalmente energia e meio ambiente. Diferentemente de outras ferramentas de geotecnologias, cuja construção é concentrada no especialista em Sistema de Informação Geográfica (SIG), o storymap permitiu maior interação e participação direta dos demais profissionais da equipe.
Além disso, essa primeira aproximação com a ferramenta e a necessidade de soluções criativas para cada uma das formas de apresentação buscadas pela equipe foram viabilizadas com o apoio direto da analista Carolina Rovira, do time de sucesso do cliente da ESRI, que destaca: “A apresentação do Hub do Hidrogênio Verde foi um ótimo exemplo de como o ArcGIS StoryMaps e o ArcGIS Online podem ser explorados de forma criativa e eficiente. O resultado trouxe mapas interativos, de fácil compreensão, aliados a uma organização que deixou a navegação fluida e envolvente. Além disso, a equipe da FIEC demonstrou abertura a novas ideias e entusiasmo em aprender, o que enriqueceu ainda mais o trabalho. Posso dizer que este é um excelente caso de como o storymap pode gerar resultados criativos e relevantes no Brasil”.
Em qualquer projeto, comunicação e design são essenciais para transmitir objetivos, resultados e ações. Em especial, no que tange à comunicação em grandes iniciativas e em projetos com maior densidade de dados espaciais, os storymaps permitem a construção de uma plataforma agradável, simples e funcional.
A plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará está concorrendo à premiação EU Esri 2025, e a votação aberta ao público segue até dia 06 de outubro.
Para votar, é simples:
1️⃣ Acesse o menu “Votação” no site do EU Esri.
2️⃣ Preencha seus dados pessoais (nome, e-mail e empresa).
3️⃣ Selecione: Observatório da Indústria Ceará/Sistema FIEC
4️⃣ Escolha a Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará.
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