A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, por meio do Observatório da Indústria e do Centro Internacional de Negócios, desenvolve solução de ciência de dados que subsidiará os novos passos da M. Dias Branco em seu processo de internacionalização.
A solução vai transformar dados em informações valiosas sobre os mercados mais estratégicos para os produtos da empresa, levando a M. Dias Branco a atingir seus objetivos e potencializar seus resultados.
O trabalho parte da coleta de informações de uma ampla base de dados do comércio internacional global, com mais de um trilhão de registros de todas as relações comerciais mundiais, e segue com a identificação nesse mar de dados dos países com maior potencial para os produtos da M. Dias Branco. Isso vai permitir que a empresa, que hoje exporta para 42 países de todos os continentes, possa prospectar novas oportunidades em sua rota de internacionalização.
Para processar todos esses dados, os especialistas do Observatório da Indústria utilizam técnicas de processamento de Big Data e outras metodologias emergentes que garantem a velocidade necessária ao projeto. A solução em desenvolvimento foi idealizada com uso de design thinking e contou com a participação da equipe técnica da M. Dias Branco, do Observatório da Indústria e do Centro Internacional de Negócios.
O líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, ressalta que o Observatório tem feito grandes investimentos em bases de dados, tecnologia e talentos para auxiliar as indústrias cearenses a ampliar seu acesso aos mercados e tornar-se mais competitivas. "É uma honra para a FIEC contribuir na implantação de uma estratégia de ambição digital de um grupo empresarial reconhecido por sua excelência", ressalta Sampaio.