Realizado pelo Observatório da Indústria Ceará em parceria com o SEBRAE, o Atlas da Mineração do Ceará conquistou o terceiro lugar no 1º Concurso de Reúso de Dados Abertos da Controladoria-Geral da União (CGU) nesta terça-feira, 23 de setembro.
A premiação reuniu 57 projetos que transformaram as informações disponibilizadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos em soluções inovadoras, com foco em transparência e inovação. As propostas foram avaliadas por sua capacidade de gerar impacto real, facilitar o acesso à informação e estimular o uso criativo de dados públicos. Dos 20 projetos mais bem posicionados, dez foram realizados pelo Observatório da Indústria Ceará.
Lançado em 2022, o Atlas da Mineração do Ceará mapeia a formação geológica do estado, apresentando um levantamento de depósitos, jazidas e indícios de minérios de interesse econômico no território cearense. A ferramenta oferece dados relevantes para o setor industrial, permitindo a análise de aspectos como infraestrutura, disponibilidade hídrica e fornecimento de energia.
Em 2023, o projeto foi vencedor do Prêmio EU ESRI. Agora, com a premiação no 1º Concurso de Reúso de Dados Abertos da CGU, o Atlas da Mineração do Ceará reafirma seu impacto e relevância. A conquista também reforça a posição do Observatório da Indústria Ceará no cenário nacional como referência no uso de dados para inteligência estratégica, contribuindo para o desenvolvimento do setor produtivo cearense e brasileiro.
Acesse o Atlas da Mineração do Ceará