Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!


    [text assunto* placeholder "Assunto"]

    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    7 de maio de 2025

    Sondagem Industrial: empresários cearenses mantêm otimismo para os próximos meses, com maiores expectativas em relação à demanda e às exportações


    A Sondagem Industrial do mês de abril, estudo realizado pelo Observatório da Indústria Ceará em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que os industriais cearenses mantiveram confiança no setor em relação aos próximos seis meses. Todos os indicadores de expectativa permaneceram acima da linha dos 50 pontos, resultado que indica otimismo por parte dos entrevistados.  

    O destaque foi a expectativa em relação à demanda, que alcançou 60,6 pontos no Ceará, superando a média nacional, de 55,7 pontos. Outro ponto alto é a expectativa  em relação às exportações, com 59,9 pontos.

    Embora os empresários sinalizem otimismo, a pesquisa mostrou que a elevada carga tributária e as taxas de juros elevadas são as principais dificuldades enfrentadas pelo setor, sendo apontadas por 32,3% e 30,7% dos entrevistados, respectivamente.  

    Principais problemas na relatados na Sondagem Industrial de março pelo entrevistados.

    Segundo a sondagem, a manutenção da taxa Selic em patamar elevado contribuiu para dificultar o acesso ao crédito e impactou negativamente na disposição das empresas para investir, o que pode comprometer o ritmo da atividade industrial no Estado.

    “O otimismo do industrial cearense é um sinal positivo. No entanto, fatores como a alta dos juros e o peso da carga tributária seguem como obstáculos à expansão da atividade e dos investimentos”, Laís Veloso, Coordenadora de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria Ceará.

    Últimas Notícias