Na última terça-feira (10/09), o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu uma comitiva do Banco do Nordeste (BNB) para discutir Projetos de Desenvolvimento Sustentável. O encontro, que ocorreu das 10h às 12h, contou com a participação de 13 colaboradores do BNB, representando áreas como o Ambiente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, a Diretoria de Planejamento e o Etene (Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste).
Organizado pelo Hub ODS Ceará, o evento teve como objetivo estreitar a colaboração entre o BNB, o Observatório da Indústria, o Hub ODS Ceará do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, e o Núcleo ESG da FIEC, visando impulsionar iniciativas de sustentabilidade e desenvolvimento econômico regional.
A equipe técnica do Observatório conduziu a reunião, iniciando com uma apresentação das ações do Hub ODS voltadas para a promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e o engajamento empresarial. Alcileia Farias, Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, apresentou o Programa de Certificação ESG, destacando seu valor estratégico para as empresas. Por fim, foram apresentados cases e projetos voltados à sustentabilidade e aos setores estratégicos para o desenvolvimento do Ceará, a exemplo do Masterplan do Hidrogênio Verde, Atlas da Mineração, Fronteiras Tecnológicas, Perfis Profissionais para o Futuro, bem como projetos de inteligência de dados e avaliação de impacto.
"Entramos na Década da Ação, uma iniciativa global para acelerar o cumprimento dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Reuniões de sinergia, como a de hoje, são essenciais para fortalecer o Hub ODS e construir uma rede colaborativa sólida. O encontro de hoje serviu como base para uma parceria estratégica, voltada à promoção de práticas sustentáveis e à criação de novas oportunidades que impulsionem a sustentabilidade e melhorem a qualidade de vida no Nordeste. Reforçamos o convite do Sistema FIEC, por meio do Observatório da Indústria e do Núcleo ESG, para que mais empresas se juntem a essa construção coletiva", afirmou Vitor Hugo.
Alcileia Farias destacou a relevância do setor financeiro, como o Banco do Nordeste (BNB), em reconhecer e fomentar políticas de sustentabilidade, ao oferecer condições de crédito mais favoráveis para empresas, produtos e projetos que adotam práticas ESG. “A parceria entre a FIEC e o BNB é um exemplo estratégico de fomento, facilitando o acesso a recursos financeiros para grandes empreendimentos e assegurando que critérios de responsabilidade socioambiental sejam priorizados na concessão de crédito. O BNB reafirma seu papel como um parceiro essencial da FIEC na construção de uma economia mais sustentável, com menor impacto ambiental e foco na qualidade de vida e preservação dos recursos naturais”, afirmou.
O evento reforça o compromisso da FIEC, como instituição âncora do Hub ODS no Ceará, em atingir stakeholders regionais e ampliar o impacto dos ODS, considerando as vocações e potencialidades econômicas da região.