Observatório da Indústria apresenta Plataforma de Inteligência para os Municípios durante Seminário dos Gestores Públicos de 2023
O Gerente do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Guilherme Muchale, apresentou a Govmonitor, uma plataforma de inteligência para os municípios, e destacou as oportunidades e possíveis otimizações que podem ser geradas para os gestores municipais a partir da ferramenta focada em inteligência de dados. A explanação foi feita durante a 11ª edição do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos do Ceará 2023, na última terça-feira (06/06), no Centro de Eventos de Fortaleza.
A apresentação faz parte de uma iniciativa que vem sendo realizada há mais de três anos com as prefeituras do Ceará, com foco em auxiliar os gestores públicos a otimizar recursos para políticas públicas e investimentos em diversas áreas. As possibilidades de melhoria, segundo Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria, vão desde a área da saúde até incentivos ao desenvolvimento para um ambiente de negócios mais próprio ao crescimento das empresas nas cidades.
"As prefeituras costumam ter times técnicos muito enxutos e recursos bem escassos. Por isso, desenvolvemos essa solução escalável que facilita esse processo de obtenção de informações pelo gestor público para otimizar políticas públicas. Assim a gestão municipal pode criar ações resolutivas, identificar adequações necessárias às políticas públicas para garantir melhores resultados", explicou Muchale.
Coletando dados e informações de diversas fontes governamentais, a Govmonitor é capaz de responder 90% das demandas informacionais como produto inicial. Contudo, as possibilidades de customização para desenvolvimento de soluções focadas na realidade de cada prefeitura são diversas.
Entre as possíveis variações está a opção de comparar dados do município com outras cidades no Brasil e no Ceará, gerando uma visão mais assertiva da realidade de setores da economia, educação e saúde.
"Uma das principais vantagens é garantir a automatização desse processo de atualização dos dados da Prefeitura, em comparação com outros municípios com características idênticas para entender o quanto seus indicadores representam um fenômeno nacional ou quando, de fato, é um problema específico desse município", afirmou Muchale.
Atualização constante
A ferramenta disponibilizada pelo Observatório também oferece comodidade aos gestores públicos, que, segundo o Gerente de Produto do Observatório Dennis Cardoso, não precisarão se preocupar com a atualização das informações. Todo o processo já funciona de maneira automatizada.
"O Observatório, como detém uma qualidade muito grande em inteligência de dados, consegue entregar para o gestor um dado mais apurado, traz a informação. Isso faz com que se elimine trabalhos de consolidação e erros que podem acontecer por desconhecimento de regras ou de algumas tecnologias que possam facilitar isso tudo", disse.