O time de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria Ceará esteve em Alagoinhas (BA) para acompanhar de forma presencial o Projeto Educacional ARDAGH SESI, iniciativa voltada à valorização do ensino de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) nas escolas públicas de municípios onde a Ardagh Metal Packaging Brasil Ltda. (AMP) possui unidades fabris.
Desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Nacional), o projeto tem como meta ampliar as oportunidades educacionais para crianças e jovens, além de oferecer suporte à formação de professores do ensino fundamental. Um dos destaques é a capacitação docente em Robótica Educacional, que proporciona ferramentas para integrar o conteúdo teórico a experiências práticas em sala de aula. Em Alagoinhas, o projeto é executado pelo Sesi Bahia.
Durante a primeira visita técnica, a equipe do Observatório percorreu duas escolas localizadas na zona rural de Alagoinhas: o Colégio Municipal Dr. Jairo Azi e o Colégio Municipal Miguel Santos Fontes. A atividade faz parte de um estudo longitudinal que está sendo conduzido pelo Observatório para medir os efeitos da iniciativa e analisar seu impacto tanto no aprendizado dos estudantes quanto na dinâmica da comunidade escolar.
Na avaliação de Laís Veloso, gerente de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria Ceará, a ação amplia horizontes ao unir inovação pedagógica e desenvolvimento social. “Ao estimular o interesse de crianças e jovens por áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico e capacitar professores com tecnologias e metodologias inovadoras, este projeto fortalece o papel transformador da educação. Ele cria oportunidades concretas de crescimento para estudantes e comunidades, gerando impactos que ultrapassam o presente e moldam um futuro mais promissor”, afirma.
Edgar Inácio, especialista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), também avalia positivamente a iniciativa: "Com o projeto Educacional ARDAGH SESI, temos a oportunidade de compartilhar com professores da rede pública a bem-sucedida experiência do SESI nas áreas de robótica educacional e STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Agradecemos à ARDAGH pela confiança e pelo privilégio de sermos parceiros na implementação de uma iniciativa tão relevante para a melhoria da educação pública brasileira."
Com a realização das visitas e estudos associados, o Observatório também reafirma seu compromisso em gerar inteligência estratégica e apoiar projetos que fortalecem a integração entre indústria, educação e sociedade.