Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!


    [text assunto* placeholder "Assunto"]

    Sala de Inteligência [contact-form-7 404 "Not Found"]

    Fique por Dentro

    30 de julho de 2025

    Referência nacional, Observatório da Indústria Ceará compartilha expertise na rede de inteligência do Sistema Indústria


    O Observatório da Indústria Ceará desempenha, desde 2023, papel de destaque no programa de mentorias da Rede de Observatórios do Sistema Indústria. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a criação e o desenvolvimento de novos núcleos de inteligência estratégica nos estados, além de acelerar o amadurecimento de observatórios já em operação. 

    Reconhecido como um dos três núcleos com maior grau de maturidade no país - segundo critérios estabelecidos pela régua de maturidade da Rede - o Observatório do Ceará tem aplicado sua expertise para contribuir ativamente com a implementação de novos observatórios. Até agora, são mais de 250 horas de mentorias e nove estados diretamente apoiados na estruturação de seus núcleos de inteligência - eles são Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. 

    Kickoff da mentoria do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Piauí

    O trabalho realizado inclui cocriação de metodologias para acompanhamento de novos observatórios, avaliações de maturidade, elaboração de planos de ação personalizados e treinamentos técnicos, bem como a definição de estratégias de gestão e operação. Para Thiago Noronha, especialista em Projetos Ágeis do Observatório da Indústria Ceará e membro da equipe de mentores, a experiência da Rede de Observatórios tem sido enriquecedora: “A troca com outros observatórios gera um aprendizado mútuo. Ao propor soluções para os desafios de outras instituições, refletimos também sobre nossos próprios processos e identificamos oportunidades para aprimorar nosso portfólio”.

    Evento de lançamento da Rede de Observatórios na CNI, em Brasília

    Thiago também ressalta a dedicação do time do Observatório cearense no programa de mentoria: “Acreditamos no nosso modelo e na relevância estratégica do Observatório para a Federação das Indústrias do Ceará, e por isso nos dedicamos com o mesmo empenho, como se estivéssemos planejando para nós mesmos”, completa. 

    Os resultados da atuação do núcleo de inteligência cearense já são visíveis. Entre os nove estados mentorados, quatro passaram por uma reaplicação da régua de maturidade e três deles apresentaram evolução de categoria. Esse avanço tem se refletido sobretudo na formalização de planejamentos estratégicos, na criação de estratégias comerciais, no desenvolvimento de metodologias para estudos e pesquisas industriais e na estruturação física dos observatórios. 

    Para Lucas Silveira, coordenador do Observatório da Indústria Ceará, o programa vai além do suporte técnico. “Mais do que fortalecer os núcleos de inteligência estratégica nos estados, o programa tem fomentado uma verdadeira rede colaborativa. Hoje, os observatórios de diferentes regiões trocam experiências, compartilham boas práticas e realizam projetos conjuntos, como o Atlas da Inovação. A Rede é a materialização da gestão em rede, conceito contemporâneo da Administração que gera valor e oportunidades para todos os envolvidos”, ressalta. 

    A expertise acumulada no programa de mentorias já começa a se traduzir também em novas frentes de atuação. Um exemplo é a participação do Observatório da Indústria Ceará na concepção do plano de implantação e do modelo conceitual do Observatório da Indústria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 

    A participação ativa na Rede de Observatórios reflete o compromisso do time cearense com a construção de um ecossistema colaborativo entre os núcleos de inteligência do Sistema Indústria e com o fomento à inovação no setor produtivo brasileiro. 

    Últimas Notícias