Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!




    Sala de Inteligência




      Prospectiva e Cooperação Estratégica

      • Início
      • Prospectiva e Cooperação Estratégica

      Soluções para elaboração de estratégias de desenvolvimento de longo prazo com base no monitoramento das tendências tecnológicas e mercadológicas que influenciam na competitividade das empresas e territórios, permitindo, a partir de metodologias de construção coletiva, a ação antecipada e a criação de estratégias e de cenários futuros.

      Design Estratégico para Inovação e Negócios

      Com foco na aplicação de metodologias de construção coletiva e prospectiva tecnológica, tais produtos permitem o aumento da competitividade e da capacidade de resposta às mudanças tecnológicas e de mercado.

      Roadmapping tecnológico

      Abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias a partir de uma estruturação visual do planejamento das necessidades tecnológicas e identificação das ações necessárias de forma a integrar as decisões de investimento em tecnologia aos requisitos de negócio.

      Cocriação de estratégias para Inovação e Negócios

      Construção e orientação de estratégias de inovação e negócios das empresas alinhadas às melhores práticas.

      Geração de Negócios e Conexão para Inovação

      Nossos produtos são voltados para empresas que desejam ter oportunidades de inovação e novos negócios facilitadas, acelerando a obtenção de vantagens competitivas.

      Vitrine Tecnológica

      Fomentar a cultura de inovação incentivando a integração entre a academia e o setor produtivo, e promovendo a conexão de demandas empresariais por inovação e oferta tecnológica por meio da realização de rodadas tecnológicas.

      A Vitrine Tecnológica se baseia em um processo complementar que contempla entrevistas com o setor produtivo, para identificação e compreensão das suas demandas, busca e qualificação da oferta tecnológica, possibilitando a identificação de matchs com maior probabilidade de alinhamento com a temática exposta, e acompanhamento da interação, assegurando a continuidade e melhor assimilação no processo de inovação.

      • Mapeamento de mais de 800 ofertantes tecnológicos, entre grupos de pesquisa, laboratórios, startups, institutos de ciência e tecnologia e patentes;
      • 230 empresas beneficiadas com demandas tecnológicas identificadas em 22 temáticas distintas.

      Programa de Geração de Negócio

      Fomentar negócios entre indústrias do estado do Ceará, incentivando a integração entre fornecedores e consumidores de cadeias produtivas, promovendo a conexão de demanda e oferta por meio de Rodadas de Negócio.

      O Programa se baseia em um processo complementar que contempla entrevistas com o setor produtivo para identificação e compreensão das principais demandas por produtos e serviços, e inclui uma etapa de busca e qualificação da oferta, possibilitando a identificação de fornecedores com maior probabilidade de alinhamento com as demandas levantadas.

      Mapeamento da infraestrutura tecnológica

      Facilitar a identificação das competências e infraestrutura tecnológica disponível a partir de uma plataforma interativa, permitindo a interação com ativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para ganho de competitividade empresarial.

      Fronteiras Tecnológicas

      Apoiar a inserção de tecnologias de fronteira nas empresas para fortalecer o potencial inovativo a partir de um processo baseado em três etapas principais: diagnóstico de oportunidades de inovação; residência industrial; e elaboração de projetos de inovação em temáticas como Biotecnologia e Nanotecnologia.

      Nordeste 4.0

      Acelerar a incorporação de tecnologias da informação da Indústria 4.0 pelas empresas cearenses através de três etapas: Diagnóstico de maturidade; Residência Industrial; e Elaboração de projetos de inovação em áreas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e outros.

      Prospectiva Estratégica para Setores e Territórios

      Projetos que permitem a capitalização de conhecimento, direcionando iniciativas institucionais para o desenvolvimento sustentável de atividades econômicas ou territórios.

      Setores portadores de Futuro para o Ceará

      Realizar a identificação de setores e áreas portadores de futuro com maior capacidade de impulsionar o desenvolvimento do estado e suas regiões, em um horizonte temporal de longo prazo, alinhados com as tendências mundiais.

      Objetivos Específicos:
      • Traçar panorama socioeconômico por meio de indicadores referentes ao setor produtivo, à economia e à sociedade.
      • Levantar tendências sociais, mercadológicas e tecnológicas que deverão marcar o desenvolvimento industrial de um território nos próximos anos.
      • Identificar setores e áreas indutores de desenvolvimento, de acordo com as especificidades territoriais.
      • Identificar setores e áreas permitindo a elaboração de uma estratégia de especialização inteligente para o desenvolvimento do território.

      Rotas estratégicas setoriais

      Sinalizar caminhos de construção de futuro para materializar, em um horizonte temporal definido, o potencial percebido nos setores, cadeias produtivas, clusters e temáticas identificados como promissores para o estado ou território.

      Objetivos Específicos:
      • Construir visões de futuro para setores e temáticas selecionados com participação de representantes da iniciativa privada, terceiro setor, governos, universidades, grupos de pesquisa e centros de PD&I;
      • Elaborar agenda convergente de ações de todas as partes interessadas para concentrar esforços e investimentos;
      • Identificar tecnologias-chave;.
      • Elaborar mapas com as trajetórias possíveis e desejáveis para setores e temáticas estratégicos.

      Fórum Regional da Indústria

      Construir agendas de desenvolvimento regional, subsidiando iniciativas que visem elevar a competitividade de setores e atividades estratégicas dessas regiões em convergência às Rotas Estratégicas Setoriais.

      Objetivos Específicos:
      • Subsidiar a criação de governanças regionais de desenvolvimento;
      • Prospectar entraves e prioridades para o desenvolvimento de regiões;
      • Realizar diagnósticos socioeconômicos regionais;
      • Identificar iniciativas alinhadas às tendências mundiais que possibilitem o aproveitamento e criação de potencialidades econômicas das regiões;
      • Mobilizar representantes das principais empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de entidades governamentais e do terceiro setor, para construção coletiva de visões de futuro para as regiões selecionadas.

      Fórum Regional da Indústria 2022

      O Fórum Regional da Região de Influência de Canindé, Itatira, Madalena e Santa Quitéria foi realizado em parceria com o Sebrae e contou com o patrocínio do Consórcio Santa Quitéria. Essa edição do projeto fornece relevantes contribuições para o desenvolvimento desses municípios a partir de um processo de aprofundamento do conhecimento local, identificação de barreiras e estabelecimento de caminhos para alavancar a competitividade da região, respeitando seus diferenciais.

      Masterplan

      Desenvolver e coordenar a implementação das ações propostas em uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo, a partir da identificação dos pontos críticos que impedem seu crescimento, elaborando assim uma agenda prioritária estruturada de monitoramento e cooperação para execução de iniciativas solucionadoras dos entraves à competitividade.

      Objetivos Específicos:
      • Implantação da estratégia de desenvolvimento com agenda prioritária de ações;
      • Apoio à realização de compromissos entre atores públicos e privados para realização de atividades estratégicas;
      • Disseminação de informações estratégicas para a tomada de decisões, desenvolvimento de projetos, serviços e planejamentos de instituições de apoio;
      • Assessoria a governanças e lideranças setoriais por meio da projetização e aprofundamento de ações, levantamento de iniciativas, demandas e informações;
      • Criação e monitoramento indicadores de competitividade setorial e métricas de acompanhamento da implementação da agenda estratégica;
      • Subsídios à adequação da oferta de serviços de entidades parceiras às demandas identificadas.

      Perfis profissionais para o futuro

      Induzir a oferta de formação de perfis profissionais que tragam novas perspectivas ao desenvolvimento industrial e ao progresso da sociedade, identificando perfis que serão demandados pelas empresas e sociedade em um horizonte de até 20 anos.
      Os perfis profissionais são criados com base em duas metodologias complementares: a primeira trata da construção de conhecimento a partir de estudos de tendências tecnológicas e sociais relacionados aos setores industriais e a segunda envolve atividades de Inteligência coletiva por meio da expertise de especialistas mobilizados em entrevistas individuais e reuniões setoriais. O mapeamento dos especialistas busca indivíduos com relevância técnica e científica na construção dos saberes, portanto, os participantes são empresários da iniciativa privada, atores da academia, do governo e do terceiro setor.

      Objetivos Específicos:
      • Identificar perfis profissionais que serão demandados por organizações industriais e pela sociedade;
      • Incitar a antecipação da oferta de formação de novos perfis profissionais por instituições de ensino.

      Vigilância tecnológica

      Apoiar e fomentar o desenvolvimento tecnológico dos setores estratégicos do território e, por consequência, incentivar o alinhamento das estratégias empresariais e das instituições de PD&I às tendências tecnológicas que vêm surgindo nos cenários nacional e internacional. A iniciativa fornece subsídios para tomada de decisão empresarial de forma mais assertiva ao aprofundar o conhecimento da indústria acerca das principais tendências tecnológicas por meio da análise das patentes de setores estratégicos.

      Objetivos Específicos:
      • Mapear o cenário das patentes do setor ou temática com o intuito de identificar tecnologias emergentes;
      • Caracterizar a evolução de tecnologias no cenário nacional e internacional;
      • Fornecer subsídios para embasar tomadas de decisões mais assertivas, visando direcionar o fluxo de desenvolvimento tecnológico para pesquisas e produtos que estejam de acordo com as tendências de mercado.

      Radar Tecnológico

      A publicação do Radar Tecnológico tem o objetivo de apoiar e fomentar o desenvolvimento tecnológico dos setores estratégicos do Ceará a partir da prospecção e qualificação das tendências tecnológicas que vêm surgindo nos cenários nacional e internacional, incentivando a adequação das nossas empresas.

      Atlas da Mineração do Ceará

      Trazer mais clareza para o entendimento da formação geológica cearense, a qual influencia diretamente na localização dos minerais que estão em nosso território, e sua relação com fatores regionais como as questões ambientais e logísticas. Essas informações, representadas de forma gráfica e segmentadas, permitem as tomadas de decisões estratégicas de forma mais assertiva, tendo a inovação como pilar da disponibilização deste conteúdo.

      Objetivos Específicos

      • Mapear os depósitos, as jazidas e os indícios de minerais que apresentam interesse econômico no território cearense
      • Apresentar dados importantes para o setor industrial, como a infraestrutura de escoamento da produção mineral por estradas e portos, informações sobre o fornecimento de energia e dados a respeito da disponibilidade hídrica
      • Apresentar levantamentos de questões ambientais que norteiam os processos de mineração em todo o estado
        Desenvolver uma Plataforma de visualização de dados voltados para o setor de mineração



      Experimente a Plataforma Online Atlas da Mineração do Ceará

      Ceará: Mar de Oportunidades

      Programa voltado para o desenvolvimento da Economia do Mar a partir de projetos de inserção de novas tecnologias e práticas sustentáveis na cadeia produtiva de alimentos do mar, e de criação de ambiência propícia para o fortalecimento do hypercluster no estado.

      Soluções para Ambiente de Negócios e de Inovação

      Com foco na obtenção de vantagem competitiva sustentável para territórios, tais produtos possibilitam uma conexão com oportunidades de negócio e inovação de forma direcionada e estratégica.

      Vitrine tecnológica

      Incentivar a cultura de inovação em um território, fomentando a integração entre os atores do ecossistema de inovação, facilitando a conexão de prioridades empresariais para inovação e oferta tecnológica por meio de um framework estruturado para otimizar a integração academia-empresa.
      O framework identifica demandas por inovação a partir de pesquisa primária para realizar a conexão com ofertantes tecnológicos (startups, centros de pesquisa, laboratórios etc) a partir de um processo de curadoria de informações, fortalecendo a transferência tecnológica e ampliando o impacto das inovações realizadas em um território.

      Programa de geração de negócio

      Esse projeto fomenta negócios entre indústrias do estado do Ceará, incentivando a integração entre fornecedores e consumidores de cadeias produtivas, promovendo a conexão de demanda e oferta por meio de Rodadas de Negócio.
      O Programa se baseia em um processo complementar que contempla entrevistas com o setor produtivo para identificação e compreensão das principais demandas por produtos e serviços, e inclui uma etapa de busca e qualificação da oferta, possibilitando a identificação de fornecedores com maior probabilidade de alinhamento com as demandas levantadas. Além disso, o Programa permite às micro e pequenas empresas a inserção em ações de qualificação de fornecedores com o objetivo de aumentar a maturidade para fornecimento de insumos e serviços a médias e grandes indústrias.

      Mapeamento da infraestrutura tecnológica

      Este produto objetiva centralizar as informações relacionadas à infraestrutura tecnológica do estado em uma plataforma interativa de forma a comunicar o potencial inovativo do estado, bem como incentivar o compartilhamento de infraestrutura e de competências tecnológicas.

      Fronteiras Tecnológicas

      Esse projeto amplia a inserção de tecnologias de fronteira no setor produtivo para desenvolver o potencial inovativo de um estado ou território a partir de: diagnóstico de oportunidades de inovação; formação de recursos humanos das empresas; e criação de projetos empresariais de inovação.

      Nordeste 4.0

      Esse projeto amplia a inserção de tecnologias da informação da Indústria 4.0 no setor produtivo para desenvolver o potencial inovativo de um estado ou território a partir de: diagnóstico de maturidade; formação de recursos humanos das empresas; e criação de projetos empresariais de inovação.

      Setores Estratégicos

      Água

      Dada a sua transversalidade, Água foi um dos setores considerados portadores de futuro. A disponibilidade de recursos hídricos em quantidade e qualidade necessária para consumo humano, animal e atividades produtivas, é condição imprescindível para o desenvolvimento de qualquer economia, impactando diretamente nas decisões de investimento e na capacidade de reter e atrair capital humano altamente qualificado. No mais, o fortalecimento do ambiente de inovação e negócios em recursos hídricos permitirá posicionamento diferenciado do Estado no fornecimento de soluções ligadas à racionalização do uso desses recursos e o desenvolvimento de negócios e tecnologias relacionados ao tema.

      Rotas Estratégicas – Água

      Masterplan – Água

      Bússolas – Água

      Biotecnologia

      A Biotecnologia foi considerada área transversal de grande importância para o desenvolvimento cearense devido ao seu impacto na produtividade, que gera agregação de valor e impulsiona a competitividade de diversos setores industriais. No mais, existem no Ceará importantes ativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área, com considerável participação do Estado no total de grupos de pesquisa, cursos superiores e de pós-graduação do País.

      Rotas Estratégicas – Biotecnologia

      Masterplan – Biotecnologia

      Perfis Profissionais – Biotecnologia

      Construção e Minerais Não-Metálicos

      O Setor de Construção foi considerado estratégico pela sua relevância social e econômica, uma vez que o mesmo é responsável por parte expressiva dos empregos formais do setor industrial cearense e importante vetor de desenvolvimento, tendo em vista a necessidade de redução dos déficits habitacionais do Estado e de melhoria da infraestrutura ofertada ao setor produtivo. Parte integrante da cadeia produtiva do Setor de Construção, o Setor de Minerais Não Metálicos também foi destacado como estratégico pela importância do maior aproveitamento do potencial mineral do Estado e por sua vocação exportadora.

      Rotas Estratégicas – Construção e Minerais Não-Metálicos

      Masterplan – Construção e Minerais Não-Metálicos

      Perfis Profissionais – Construção e Minerais Não-Metálicos

      Bússolas – Construção e Minerais Não-Metálicos

      Economia do Mar

      O Setor de Economia do Mar, considerado na literatura como um hipercluster¹, congrega inúmeros segmentos, incluindo atividades logísticas e turísticas de serviços marítimos, indústria naval, recursos oceânicos, e pesquisa, extração e processamento, tanto de alimentos como de outros recursos vivos e não vivos do mar. Dessa forma, sua identificação como setor estratégico é consequência da visão de que o correto planejamento e fomento propiciarão organização, encadeamento e dinamização de atividades com elevado potencial, utilizando assim os mais de 500 quilômetros de extensão do litoral cearense como impulsionadores da inovação e do desenvolvimento de todo o Estado. 1 Cluster - pode ser definido como a aglomeração de empresas em determinada área geográfica que possuem certo nível de interação entre si. Assim, hipercluster é a junção dos variados clusters componentes de Economia do Mar.

      Rotas Estratégicas – Economia do Mar

      Masterplan – Economia do Mar

      Perfis Profissionais – Economia do Mar

      Eletrometalmecânico

      O Setor Eletrometalmecânico foi considerado portador de futuro por sua capacidade de modificar o perfil industrial do Estado, especialmente pela presença de grandes investimentos privados e pela instalação de um polo metalmecânico, considerada uma das prioridades da agenda governamental.

      Rotas Estratégicas – Eletrometalmecânico

      Masterplan – Eletrometalmecânico

      Perfis Profissionais – Eletrometalmecânico

      Bússolas – Eletrometalmecânico

      Energia

      Dada a sua transversalidade, o Setor de Energia foi um dos segmentos considerados portadores de futuro. O setor já desempenha relevante contribuição para a dinâmica econômica do Estado, com diferenciado potencial através das fontes eólica e solar, por exemplo. Os novos investimentos anunciados têm presença marcante no interior do Estado e, apesar da perda da posição de liderança nacional na geração de energia por essas fontes, o momento atual é de convergência entre os atores públicos e privados para garantir condições de rápido desenvolvimento dessa indústria, de modo a garantir a agilidade necessária no ambiente de negócios e a atração de novos empreendimentos na cadeia produtiva.

      Rotas Estratégicas – Energia

      Masterplan – Energia

      Perfis Profissionais – Energia

      Bússolas – Energia

      Indústria Agroalimentar

      A Indústria Agroalimentar foi considerada estratégica pela sua relevância social e econômica, uma vez que apresenta papel expressivo na geração de empregos no Estado e na agregação de valor às atividades agropecuárias e extrativas. A participação expressiva do setor se evidencia não só na pauta de exportações cearenses, como também na produção nacional de diversos subsetores que o compõem, sendo fator preponderante para a visão otimista da contribuição desse setor para o desenvolvimento local na próxima década.

      Rotas Estratégicas – Indústria Agroalimentar

      Masterplan – Indústria Agroalimentar

      Perfis Profissionais – Indústria Agroalimentar

      Bússolas – Indústria Agroalimentar

      Logística

      O Setor de Logística foi considerado essencial para alavancar o futuro do Estado dada a sua relevância para a economia, considerando, primeiramente, a localização estratégica, tendo em vista sua proximidade com a América do Norte e Europa, bem como a importância da atividade para o desenvolvimento da indústria. A transformação da infraestrutura e a modernização dos serviços logísticos podem se tornar diferenciais competitivos para a economia do Ceará.

      Rotas Estratégicas – Logística

      Masterplan – Logística

      Perfis Profissionais – Logística

      Meio Ambiente

      Dada a sua transversalidade, o Setor de Meio Ambiente foi uma das atividades consideradas portadoras de futuro para o Ceará. O crescimento da população e do nível de renda dos países elevam o desafio de produzir bens para suprir a demanda utilizando os recursos naturais com a maior eficiência possível, bem como a busca contínua pelo desenvolvimento de insumos advindos de recursos renováveis. Nesse sentido, o desenvolvimento e domínio de tecnologias sustentáveis podem reduzir custos e elevar o valor agregado dos produtos de diversos segmentos industriais, garantindo a escolha por uma rota de desenvolvimento que envolva a geração de riquezas em sinergia com a preservação do meio ambiente.

      Rotas Estratégicas – Meio Ambiente

      Masterplan – Meio Ambiente

      Bússolas – Meio Ambiente

      Produtos de Consumo

      O Setor de Produtos de Consumo foi considerado estratégico por possuir polos industriais em todas as regiões do Estado, dos setores de Calçados; Confecções e Móveis, o que representa parte significativa dos empregos industriais, gerando relevante impacto social no Estado. A competitividade do Ceará nesses setores pode ser facilmente demonstrada tanto pelas exportações expressivas, quanto pelo posicionamento de destaque quando comparado às demais unidades federativas.

      Rotas Estratégicas – Produtos de Consumo

      Masterplan – Produtos de Consumo

      Perfis Profissionais – Produtos de Consumo

      Bússolas – Produtos de Consumo

      Saúde

      O Setor de Saúde foi considerado estratégico e priorizado em todas as regiões do Ceará, capaz de nortear o desenvolvimento do Estado, contendo perfil complementar ao tecido industrial hoje existente. Considerado intensivo em tecnologia e conhecimento, foi reconhecida sua capacidade em contribuir para elevação da produtividade e melhoria do ambiente de inovação. Nessa direção, quantidade e qualidade dos ativos de PD&I existentes no Ceará, ligados ao segmento, elevam a capacidade de rápido crescimento do setor, possibilitando a criação de uma dinâmica diferenciada, com inúmeras oportunidades para o empreendedorismo inovador, geração de empregos de alta remuneração e ações sinérgicas entre academia e indústria.

      Rotas Estratégicas – Saúde

      Masterplan – Saúde

      Perfis Profissionais – Saúde

      Bússolas – Saúde

      Segurança Pública

      Um grande desafio do estado está associado ao aumento da criminalidade e fortalecimento das atividades das facções criminosas, representando uma ameaça à atração de investimentos e refletindo na perda da competitividade do estado. De acordo com o Atlas da Violência (2020), em 2018, registraram-se 57.956 homicídios no Brasil, tendo o Ceará apresentado uma das maiores taxas (54 por 100 mil habitantes). Diante desse cenário, elevou-se a importância do planejamento, da ação sinérgica e da compreensão das melhores práticas para contribuir com a prevenção e o controle da violência e da criminalidade. A complexidade do tema exige uma visão sistêmica da segurança pública para adequado enfrentamento, considerando as diferentes esferas de integração necessárias. Ressalta-se a prevenção primária, secundária e terciária, sendo o setor produtivo um dos mais potentes agentes de transformação nesse contexto. O setor da Segurança Pública, portanto, contempla as esferas de Prevenção e Governança, Sistema Prisional e Socioeducativo, e Segurança Pública e Defesa Social.

      Rotas Estratégicas – Segurança Pública

      Masterplan – Segurança Pública

      TIC

      O Setor de Tecnologia de Informação e Comunicação foi considerado essencial para alavancar o futuro do Estado, devido ao seu perfil transversal à indústria e, consequentemente, à capacidade de contribuir para elevação da produtividade de diversas atividades econômicas, incluindo as novas formas produtivas ligadas à Indústria 4.0, possibilitando o desenvolvimento de inovações. Nessa direção, o desenvolvimento do setor também determinaria maior aproveitamento dos ativos de infraestrutura de dados existentes, como cabos submarinos de fibra ótica e o Cinturão Digital, interligando os principais municípios do Ceará à Europa e América do Norte. Ademais, por se tratar de um setor intensivo em tecnologia e conhecimento, e sem expressivas barreiras de entrada, a Tecnologia da Informação e Comunicação possibilita a criação de uma dinâmica diferenciada, com grandes oportunidades para o empreendedorismo inovador e a geração de empregos de alta remuneração.

      Rotas Estratégicas – TIC

      Masterplan – TIC

      Turismo e Economia Criativa

      O potencial turístico de diversas regiões do Estado, bem como a relevância atual do setor, não apenas na geração de emprego e renda, como também na demanda por produtos industriais, foram as motivações que levaram diversos especialistas a priorizarem o Turismo em diversos painéis realizados pelo projeto. Na mesma direção, os setores que compõem a Economia Criativa foram identificados como estratégicos em todas as regiões do Estado, reunindo atividades relacionadas ao conhecimento, à cultura, à criatividade e à capacidade intelectual, ficando evidente não só a transversalidade desses setores, como também o impacto positivo que o desenvolvimento destes trariam para a agregação de valor de produtos industriais, o fortalecimento da identidade cultural e o empreendedorismo no Estado. Dessa forma, Turismo e Economia Criativa foram unidos em uma única rota de forma a estreitar o relacionamento dos atores que compõem esses setores, e, assim, fortalecer os ganhos mútuos obtidos através do desenvolvimento conjunto dessas atividades.

      Rotas Estratégicas – Turismo e Economia Criativa

      Masterplan – Turismo e Economia Criativa

      Perfis Profissionais – Turismo e Economia Criativa

      FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES