Login
Esqueci minha senha
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se
ou acesse com
Gmail Linkedin
Cadastro








Para finalizar seu cadastro cheque seu e-mail!

ou acesse com
Gmail Linkedin
Queremos
ouvir você!




    Sala de Inteligência




      Inteligência Competitiva

      • Início
      • Inteligência Competitiva

      Esta área do Observatório da Indústria trabalha com pesquisas primárias e análises de dados secundários. Ela tem como objetivo elaborar estudos de temáticas relevantes aos empresários através de recortes econômicos tanto conjunturais quanto estruturais. Suas publicações são produzidas periodicamente, dentre as quais algumas são realizadas em parcerias com outros órgãos.

      Estudos Econômicos e Setoriais

      Os estudos têm por objetivo apresentar dados e análises de temas relevantes a nível regional e nacional. Dessa forma, oferecem informações para o setor público e privado orientarem suas ações estratégicas.

      Índice FIEC de Inovação dos Estados

      O Índice FIEC de Inovação dos Estados é dividido em duas áreas, Capacidades e Resultados, as quais avaliam tanto o ecossistema de inovação quanto a inovação em si. O conjunto de indicadores que formam o Índice representam os aspectos e as capacidades essenciais para o desenvolvimento dos estados brasileiros, de modo que esses, quando postos em conjunto, constroem a base para o crescimento da competitividade e produtividade estadual

      Índice FIEC de Inovação dos Estados

      Estratégias para o Desenvolvimento dos Clusters do Ceará

      As Estratégias para o Desenvolvimento dos Clusters do Ceará são uma iniciativa do Observatório da Indústria, em realização conjunta com o SEBRAE, visando à elaboração de diagnósticos e à definição de estratégias de atuação para os clusters produtivos do estado. A referida iniciativa é um desdobramento do projeto Rotas Estratégicas Setoriais, no qual foi sinalizada a importância de fomentar o desenvolvimento de clusters produtivos para  construção do futuro nos setores e áreas estratégicas.

      Estratégias para o desenvolvimento dos clusters do Ceará

      Perfil da Indústria Nordestina

      O Perfil da Indústria Nordestina busca apresentar o quadro estrutural da indústria da Região. É composto por infográficos e conteúdo analítico, resultando em uma análise setorial completa de todos os estados do Nordeste. Ele tem periodicidade anual.

      Estudo Sociodemográfico

      O Estudo Sociodemográfico tem como objetivo analisar estruturalmente as principais variáveis sociais e econômicas da região Nordeste. A análise apresenta, de forma resumida, os dados mais relevantes através de infográficos, tornando o conteúdo atrativo e facilmente compreendido. O Estudo tem periodicidade anual, permitindo uma comparação da evolução dos dados.

      Análise Conjuntural e Cenários Econômicos

      Consistem em análises do ambiente econômico e/ou setorial de uma localidade, com informações conjunturais das principais variáveis disponíveis. Elas têm como objetivo traçar um retrato resumido dos principais indicadores econômicos dos estados, tendo o Ceará como foco. São realizadas, ainda, estimativas dos dados. Funcionam como fonte de informação para subsidiar empresários e governos na tomada de decisões, bem como constituem um estudo relevante para sociedade geral.

      Carta de Conjuntura Econômica

      As Cartas de Conjuntura são análises conjunturais detalhadas com um recorte regional. Elas têm como objetivo traçar um retrato resumido das principais variáveis econômicas dos estados nordestinos, viabilizando uma comparação entre os mesmos. As Cartas têm periodicidade trimestral e constituem um estudo relevante tanto para os industriais quanto sociedade geral.

      Panorama Industrial

      O Panorama Industrial apresenta um quadro resumo de indicadores de conjuntura econômica (por exemplo, PIB, emprego, produção e comércio) com um enfoque na Indústria. A pesquisa traz informações do Ceará e do Brasil, sendo divulgada dois meses após o mês de referência em decorrência do período de disponibilização dos dados por parte das instituições.

       

      Panorama Industrial

      Cenários Econômicos

      Visa elaborar projeções de cenários para o emprego e a produção industrial do estado do Ceará, baseadas em dados secundários e pesquisas de percepção dos empresários. As informações existentes no estudo, possibilitam às empresas compreenderem tanto o quadro econômico atual, como se planejarem para as possibilidades tanto otimistas quanto pessimistas no curto prazo.

      Cenários Econômicos

      Pesquisas e Sondagens Empresariais

      São compostas por dados obtidos através de pesquisas primárias com empresários, captando as percepções sobre o ambiente em que estão inseridos. Visam examinar a atividade econômica de alguns setores. Contribuem para traçar um panorama da conjuntura econômica.

      Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)

      A pesquisa busca mensurar as expectativas dos industriais cearenses da transformação e da construção, através dos indicadores de condições e de expectativas. A análise se dá por meio dos indicadores de difusão, os quais assumem valores entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade. O ICEI é realizado mensalmente em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria.

      Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)

      Sondagem Construção

      A pesquisa visa examinar a atividade econômica do setor de Construção no estado e as expectativas dos industriais para os próximos seis meses. A análise se dá por meio dos indicadores de difusão, os quais assumem valores entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade. A Sondagem da Construção é realizada mensalmente em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria.

      Sondagem da Construção

      Sondagem Industrial

      A pesquisa visa examinar a atividade econômica da Indústria de Transformação cearense e as expectativas dos industriais para os próximos seis meses. A análise se dá por meio dos indicadores de difusão, os quais assumem valores entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade. A Sondagem Industrial é realizada mensalmente em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria.

      Sondagem Industrial

      Sondagens Especiais

      Realizadas em conjunto com a CNI por meio das: Sondagem Industrial e Sondagem da Indústria da Construção. Abordam temas de interesse da indústria brasileira, não possuindo periodicidade definida.

      Sondagens Especiais

      Indicadores Industriais

      A pesquisa retrata o quadro conjuntural comparando o setor industrial cearense com a média brasileira. Para isso, apresenta a evolução dos principais indicadores setoriais: faturamento, horas trabalhadas, pessoal empregado, utilização da capacidade instalada e salários. A publicação é divulgada 2 meses após a data de referência.

       

      Indicadores Industriais

      Pesquisas Temáticas

      Têm como objetivo obter informações detalhadas das empresas através de pesquisas primárias realizadas com os industriais. Dessa forma, são elaboradas análises do contexto empresarial, setorial e econômico. Elas também fornecem um relatório personalizado aos empresários com as informações para subsidiar a tomada de decisão e atração de investimentos, aproveitamento de oportunidades de negócios e exploração das trajetórias tecnológicas emergentes, por meio de temáticas relevantes como práticas sustentáveis, cultura de inovação, adoção de tecnologia, entre outros.

      Perfil de Adoção Tecnológica das Empresas Cearenses (TAS)

      A inovação e a adoção de novas tecnologias são fundamentais para o aumento da produtividade das empresas e para o ganho de competitividade do país. Sabendo disso, o Banco Mundial, em parceria com o Observatório da Indústria, desenvolveu uma metodologia para mensurar a sofisticação das tecnologias mais intensivamente utilizadas pelas empresas locais e identificar diversos aspectos correlacionados a esse uso, tais como as motivações e as barreiras para a adoção de ferramentas mais avançadas.

      Perfil de Adoção Tecnológica nas Empresas Cearenses

      Demandas Tecnológicas

      A pesquisa de Qualificação da  Demanda Tecnológica Industrial foi uma iniciativa incluída no Programa para Inovação Industrial (P2i) e tem o objetivo de  traçar um panorama no que tange à demanda da  indústria por tecnologia e inovação. Foram priorizados nesta versão os setores estratégicos: Agroalimentar, Eletrometalmecânico, Papel, Produtos de papel e impressão, Plástico e Borracha e Químico.

      Demandas Tecnológicas

      Maturidade Empresarial

      A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Para caminhar em direção à transformação digital é importante que a empresa identifique em que nível está, a fim de traçar e priorizar estratégias que elevem sua competitividade. Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria, realizou uma pesquisa para avaliar o grau de maturidade empresarial com relação à transformação digital no Ceará. Os resultados podem ser acessados aqui.

      Perfil de Maturidade Empresarial Cearense

      Bússola da Sustentabilidade

      A pesquisa foi realizada com os empresários com o intuito de promover temas relacionados à sustentabilidade entre as indústrias do estado do Ceará e fomentar a competitividade destas no cenário atual e futuro. Foram disponibilizados 420 diagnósticos personalizados, 1 perfil de Sustentabilidade Estadual e 9 Perfis Setoriais. Sua última edição ocorreu em 2017.

      Bússola da Sustentabilidade

      Bússola da Inovação

      A pesquisa visou analisar e impulsionar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas indústrias cearenses bem como contribuir para situar o estado em posição competitiva no cenário nacional e internacional. Como devolutiva ao respondente, o projeto gerava um diagnóstico que posicionava a empresa em relação ao processo de inovação pesquisado. Foram disponibilizados 854 diagnósticos individuais em suas duas edições.

      Bússola de Inovação

      FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES